Dica do Professor 26 – Teaser Poster: Quem você vai chamar?

Bem-vindos à mais uma Dica do Professor! O pôster teaser é o cartaz de divulgação de filmes que deve apenas atiçar a curiosidade do público, sem mostras informações demais sobre o enredo, personagens ou mesmo o título. Jânio Garcia, ilustrador e professor da Pandora, produziu um poster como esse para participar da exposição “Quem você vai chamar? – 30 anos dos Caça-Fantasmas”. Note como o ilustrador compôs a arte para comunicar o conceito do filme, mas sem estragar a surpresa:

Jânio Garcia  Who you gonna call?

Jânio Garcia
Who you gonna call?

Há diversas maneiras de se fazer um teaser poster, tudo depende do quanto se quer dizer sobre o filme/obra e do quanto sua marca, emblema ou imagem é conhecido. Veja o caso abaixo, no teaser poster de Os caça-fantasmas 2 (1989) de Ivan Reitman: O emblema-mascote já conhecido dos Caça-Fantasmas faz o número 2 com os dedos (note que o pôster dispensa o título do filme).

TeaserO teaser poster do filme Bravura Indômita (2010) de Ethan e Joel Cohen, simula um cartaz do velho oeste, pela cor, diagramação e tipografia:

arte_04O excelente teaser poster de Tubarão (1975) de Steven Spielberg. O pôster intitulado Sharkfacts (fatos sobre tubarões) não diz nada sobre o filme, traz fatos (reais, naturalmente) sobre ataques, costumes e sobre o funcionamento dos tubarões. A ideia é extraordinária, uma vez que o filme se baseia fortemente em duas estratégias para criar o suspense e incitar o medo: mostrar pouco do tubarão, deixando que imaginemos o pior e tratar o tema realisticamente, de maneira geral:

Arte_05Com o uso da internet para a divulgação de praticamente tudo e a facilidade de se assistir vídeos em dispositivos portáteis, esse conceito de poster gerou o teaser trailer, que funciona da mesma forma: É um trailer mais curto do filme, com o objetivo de mostrar apenas o necessário para gerar atenção e comentários do público. O conceito de teaser está também nos sites de filmes/obras/produtos, algo que conhecemos também como virais, hoje em dia, na linguagem da internet.

A publicidade também se apropria muito desses conceitos para propagandas em mídias como TV, internet, outdoor, panfletos e meios impressos em geral.

A indústria de videogames, que segue muitos dos princípios da indústria cinematográfica, produz excelentes teaser trailers de seus produtos também. Veja o genial trailer de Dead Island (2011):

                Organizar uma cena, uma imagem ou um pôster é sempre uma narrativa, então, como fazer, como organizar as ideias e fazer com que o leitor/observador entenda a mensagem? Como deixa-lo interessado em algo? Como fazê-lo rir ou chorar? Acompanhe nossas dicas na Página Oficial do Dica do Professor ou Face book, e produza, desenhe, pratique… Até a semana que vem e abraços a todos!

Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor, Noticias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta