Dica do Professor 25 – Pixel Art & Indie Games

Bem-vindos à Dica do Professor! Caio Yo, ilustrador e professor da Pandora tem um trabalho bem elaborado com Pixel Art. Mas o que é isso? Pra que se usa?

nameless_animatedA arte com pixels se origina como conceito a partir da popularização dos consoles domésticos de vídeo games na década de 1980. Até esse momento, vídeo game era coisa para se jogar nas casas de fliperamas, ou arcades. Tudo isso mudou quando companhias de jogos eletrônicos levaram este tipo de entretenimento aos lares dos consumidores.

Agora, com um público maior, os títulos também aumentavam, muitos jogos de todos os tipos eram produzidos e em 1983 o mercado de games quebrou a barreira dos 3 bilhões de dólares em renda. Como esses jogos eram ilustrados? Com pixels, é claro! As limitações técnicas dos gráficos de 8 bits criaram figuras e personagens que povoam nosso imaginário até os dias de hoje.

jovemnerd2-500x378Com a ascensão dos gráficos em 3D a partir de meados dos anos 1990, a arte bidimensional do pixel praticamente se tornou obsoleta. É aí, meus amigos, que a arte entra. Sempre que uma tecnologia, meio ou mídia se torna obsoleto, ou seja, livre de aplicação no mercado, ela passa a ser usada por puro gosto, por vontade, por estética. Nenhuma área do conhecimento humano reúne melhor estes três fatores do que a arte. Veja a ilustração do Caio abaixo:

Caio Yo [pixel] Monkey https://www.behance.net/caioyo

Caio Yo
[pixel] Monkey

Talvez um dos maiores expoentes da pixel art seja o grupo eBoy, formado por Kai Vermehr, Steffen Sauerteig e Svend Smital, fundado em 1997. Famosos por suas complexas cenas em perspectiva isométrica, repletas de construções personagens e monstros:

Arte_02Com o boom dos indie games (jogos de videogame produzidos independentemente), o uso dos gráficos pixelados deixou de ser uma limitação como era 30 anos atrás e tornou-se uma opção estética. Da mesma forma ocorreu com o próprio estilo dos jogos, fazendo referência aos antigos games de plataforma, principalmente veja alguns destaques deste estilo de jogos abaixo:

E então, o novo é sempre melhor? A arte tem a capacidade de transformar tudo em atual, interessante, inovador. De reinventar conceitos, ideias e imagens. Acompanhe nossas dicas semanalmente no facebook e na Página Oficial do Dica do Professor. Abraços a todos e até a próxima!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta