Dica do Professor 24 – Art Déco Avengers!

Bem-vindos a mais uma Dica do Professor! Trataremos hoje de citação e estilo. É muito comum nas artes aplicadas e especialmente na publicidade que se produza alguma peça ao estilo de alguma coisa… Assim se faz uma citação à um estilo de época, por exemplo.

Na arte de hoje, nosso ilustre convidado, quadrinista (Image Comics) e parceiro da Pandora, Andrei Bressan, trabalhou com o tema dos Vingadores (Marvel) ao estilo Art Déco. Sua ilustração foi usada na divulgação do filme “Homem de Ferro 2” em um cinema em Piracicaba – SP. Observe a organização das figuras e dos ornamentos geométricos:

Andrei Bressan Os Poderosos Vingadores http://andreibressan.deviantart.com/

Andrei Bressan
Os Poderosos Vingadores

A proposta combina o estilo de desenho de quadrinhos, pintado à mão e o design com retas e curvas muito aplicado no estilo Art Déco: “O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu. O marco em que o “estilo anos 20” passa a ser pensado e nomeado é a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925. O art déco liga-se na origem ao art nouveau. Derivado da tradição de arte aplicada que remete à Inglaterra e ao Arts and Crafts Movement, o art nouveau explora as linhas sinuosas e assimétricas tendo como motivos fundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais. O padrão decorativo art déco segue outra direção: predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato.”

A composição de Andrei incorpora os círculos ao fundo não só como ornamento, mas como estrutura de ritmo para as figuras humanas. Veja o quadro:

Arte_02A repetição de formas e/ou curvas numa composição, cria ritmo, guia nosso olhar pelo desenho com mais dinamismo, como já falamos em outras dicas. Da mesma forma, notamos esse efeito em uma famosa estrutura arquitetônica inspirada pelo design do Art Déco: o edifício Chrysler, em Nova York, inaugurado em 1930. Veja a repetição de formas geométricas e note as linhas de movimento e o ritmo que estas formas sugerem:

Edifício Chrysler (domo) Nova York, EUA.

Edifício Chrysler (domo) Nova York, EUA.

Como se trata de um estilo de arte aplicada, o Art Déco está presente desde a arquitetura até os cartazes de cinema. Inclusive, a ascensão do cinema nesse período imortalizou alguns filmes e seus cartazes que povoam nosso imaginário ainda hoje, como o clássico Metropolis, de Fritz Lang (1927):

Metropolis (filme) 1927 Fritz Lang (dir.)

Metropolis (filme) 1927
Fritz Lang (dir.)

Conheça mais sobre Art Déco nos cursos de História da arte da Pandora. Aumente seu repertório cultural e de imagens e tenha mais recursos à mão para compor suas ilustrações! Acompanhe nossas dicas semanalmente no nosso blog e no facebook. Grande abraço a todos e até a próxima!

Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta