Dica do Professor 23 – 2D ou 3D?

Bem-vindos a mais uma Dica do Professor! Hoje vamos falar sobre bidimensionalidade e tridimensionalidade.

A arte da semana, da ilustradora e professora da Pandora Escola de Arte, Flávia Tonelli, combina elementos de um desenho com profundidade e de um desenho plano.

A ilustração foi elaborada como um tributo ao quadrinho nacional e uma homenagem ao personagem “Menino Maluquinho” de Ziraldo.

Flavia Tonelli Menino Maluquinho https://www.flickr.com/photos/flaviatonelli/sets/

Flavia Tonelli
Menino Maluquinho

Sabemos, é claro, que desenhos feitos em um plano (papel, tela, parede etc) são bidimensionais, não tem profundidade. Contudo, é uma grande tradição ocidental a “pintura como janela”, ou seja, a pintura ou desenho são como uma janela que se abre, nos mostrando cenários e formas que possuem volume, profundidade, textura e etc. Sim, estamos falando de representação pela imagem e percepção visual novamente! Então, para representar como uma “janela” utilizamos regras de perspectiva e de luz e sombra para “enganar” o olhar, e fazê-lo perceber profundidade onde na verdade não há, como na tela ou no papel.

Observe como a arte abaixo traduz esta questão em imagem:

M.C. Escher Mãos desenhando , 1948 http://www.mcescher.com/

M.C. Escher
Mãos desenhando , 1948

A imagem mostra exatamente a transição do desenho como “linha” (claramente bidimensional) ao desenho como “massa” (sugere tridimensionalidade). As mãos sombreadas e texturizadas enganam nossa percepção e criam um contraste entre o que percebemos como 2D e como 3D.

O artista, M.C. Escher desenvolve suas obras sempre em torno dessas contradições da nossa percepção.

A arte de Flávia Tonelli da nossa dica de hoje explora esta mesma questão, veja:

Arte_03O desenho estilizado e a combinação de elementos bidimensionais e tridimensionais funcionaram muito bem para representar o universo do personagem Menino Maluquinho, onde a imaginação e o humor são indispensáveis em suas aventuras!

Acompanhe dicas do professor semanalmente no facebook e na Página Oficial do Dica no blog. Abraço a todos!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta