Dica do Professor 22 – Layout e finalização

Bem-vindos à nossa Dica do Professor! Hoje, veremos mais um exemplo de preparação de uma ilustração para uma matéria de revista. O ilustrador Eduardo Ferigato, parceiro da Pandora Escola de Arte faz parte do time de artistas que ilustra a coluna “Retrato Falado” sobre assassinos em série da revista Mundo Estranho, da editora Abril. Seu estilo cheio de ângulos, preciso e econômico nos traços e cheio de sombras funciona muito bem para o tema. Veja um de seus últimos trabalhos abaixo:

Como já vimos, este tipo de ilustração tem que dar condições para a aplicação do texto, e de outras informações sobre a matéria da revista. Assim, o trabalho começa com o esboço da cena, o layout já providenciando os espaços vazios onde serão colocados os textos que descrevem cada detalhe da imagem. Esse layout é apresentado ao editor e/ou diretor de arte da revista para aprovação.

Após aprovado, o ilustrador iniciou o desenho, limpando, lapidando e ajustado as linhas, primeiro, no estágio de alto contraste, onde a imagem toda será composta apenas em branco total e preto total. Depois seguem os estágios do meio-tom em cinza e depois da cor e dos detalhes finais, como texturas, reflexos e as manchas adicionais:

Arte_02 BLOG

E você? Como finaliza seus desenhos? Como organiza seu processo de trabalho?  Lembre-se, as partes subjetiva de desenhar, como a criatividade , a inspiração e a expressão, são muito importantes, mas é preciso organizar o processo se quiser atuar como um profissional eficiente. Faça este exercício, siga o processo acima em uma de suas ilustrações e nos diga o que achou.  E não se esqueça de acompanhar semanalmente nossas dicas  no facebook e na página oficial no blog, abraço a todos!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta