Dica do Professor 21 – Texturas

Bem-vindos à Dica do Professor! Uma parte importantíssima de nossa percepção visual, além de cor e forma é a textura. A textura nos permite perceber melhor de qual material algo é feito e quais são suas características ao tato. Por exemplo, madeiras e pedras têm diversas texturas e sabemos que há algumas mais lisas e outras mais ásperas. Texturas nos permitem representar melhor os materiais que compõem as formas de nosso desenho, como a textura da madeira do tronco de uma árvore. Além disso, texturas enriquecem visualmente uma ilustração, deixando-a mais atrativa ao nosso olhar. Veja o desenho abaixo, elaborado para um vídeo institucional:

Vitor Gorino Cenário vitorgorino.daportfolio.com

Vitor Gorino
Cenário

O cenário representado na imagem, um campo com colinas e árvores foi feito com recortes de papéis de diferentes texturas e cores, para separar os planos e definir os objetos. Veja que, naturalmente, a textura das árvores, da grama, do sol etc nesse caso não representam os materiais reais dessas formas. Assim, utilizamos as texturas de papel amassado, papel granulado, papel manchado e papel “tela”, de fibra trançada visível. A ilustração é digital, portanto, as texturas foram fotografadas e depois recortadas e coloridas digitalmente:

Arte_01bObserve abaixo duas aplicações de texturas bem diferentes entre si: uma delas usa a textura para estilizar as figuras e tornar a imagem estimulante; a outra usa para simular na pintura o nosso modo de enxergar objetos, mostrando as texturas de cada coisa assim como nós percebemos.

arte_02AConheça mais em:

http://alicefeagan.com/home.html

http://andrianart.deviantart.com/

Hoje discutimos mais uma ferramenta de desenho, a textura. Como toda ferramenta ela tem sua função, mas pode ser improvisada com criatividade e inovação, então, aproveite! Acompanhe dicas do professor toda semana no facebook e na página oficial do blog, abraço a todos!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta