Dica do Professor 20 – Estilização e expressões

Bem-vindos a mais uma Dica do Professor! Continuamos a falar sobre estilização no desenho, hoje, com destaque para a criação de personagens. Como já dissemos estilizar é desenhar ao seu próprio estilo, algo com referência na realidade, modificar linhas cores e formas para criar um efeito desejado. Jânio Garcia, ilustrador e professor da Pandora Escola de Arte é perito em desenho estilizado. Vejamos o personagem que ele criou dentro do tema “vikings”:

O corpo humano estilizado neste caso valoriza o conceito dos personagens, priorizando o rosto, as barbas e o tronco/membros superiores para representar guerreiros famosos justamente por sua força, suas grandes barbas e machados. A estilização, neste caso, faz uma síntese de linhas e formas, “simplificando” um corpo humano e representando este corpo apenas em suas linhas mais importantes, mais expressivas. Veja, ficam apenas as linhas que melhor representam expressões faciais e corporais:

Arte_02Um dos mais importantes resultados da estilização deste ilustrador é o humor. Afinal, guerreiros nômades nórdicos, conhecidos por vagar em busca de saques, mortes e pilhagem, se tornam figuras engraçadas e carismáticas por causa da estilização. Contudo, nem toda estilização visa o humor, veja o exemplo abaixo:

The Spirit Eric Canete http://ericcanete.deviantart.com/

The Spirit
Eric Canete

Aqui a estilização é aplicada principalmente para intensificar a ação das cenas e personagens. Na cena o personagem de Will Eisner, The Spirit, salta sobre o capô do carro de dois criminosos. Distorções de perspectiva, anatomia e exageros gráficos passam uma sensação intensa de movimento, velocidade e impacto na ilustração. O ilustrador Eric Canete é um especialista em cenas de ação e desenho de super-heróis, dentre seus trabalhos mais conhecidos está a série Iron Man: Enter the Mandarin:

E você, que tipo de estilização mais lhe agrada?

Acompanhe dicas do professor semanalmente no facebook e na Página Oficial no blog, abraço a todos!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta