Dica do Professor 17 – Expressão e Significado

Saudações da Dica do Professor! Como sempre, vamos falar sobre comunicação. Sobre criar sentido através de imagens, sobre fazer-se entender por uma forma de linguagem não verbal.

A ilustração de hoje é sobre rock and roll , então, o que se espera desta ilustração? Força, atitude, rebeldia, expressão! Linhas e forma são usadas pelo ilustrador e professor da Pandora Escola de Artes, Mario Cau, numa imagem que fala muita coisa através de poucas figuras: Uma guitarra e um amplificador.

Metapho’n ‘Roll Mario Cau mariocau.com

Metapho’n ‘Roll
Mario Cau

Conhecedor, apreciador e baterista nas horas vagas, Mario sabe que estas duas figuras bastam para se começar uma ilustração excelente sobre o tema. A guitarra elétrica é a imagem mais marcante desse gênero de música e seu nascimento está diretamente ligado com o nascimento do rock, pelas mãos de gênios como Chuck Berry:

Observe o quadro e veja como o ilustrador compôs uma ilustração que se comunica com a intensidade do rock and roll:

Arte_02

Essa poderosa imagem do rock and roll criada pelo artista, da guitarra enterrada no amplificador é uma das imagens que o rock proporciona e com o tempo vão se tornando ícones de uma época, de um estilo. A capa do álbum London Calling, da banda The Clash, funciona da mesma forma: comunicação rápida, gesto agressivo e emblemático.

Capa do álbum London Calling  The Clash 1979

Capa do álbum London Calling
The Clash
1979

Ilustrar bem, é, na maioria dos casos, se comunicar bem. Se é uma mensagem rápida ou mais lenta, simples ou complexa, cada caso é um caso. Mas a comunicação tem que ser boa. É isto que faz uma ilustração funcionar bem, e, com o devido trabalho, talento e exposição, faz a ilustração (ou qualquer imagem) se tornar icônica.

Confira sempre nossas dicas no facebook e no blog. Para mais dicas acesse a página oficial do Dica do Professor.

 Abraços e até a semana que vem!

Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor, Noticias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta