Dica do Professor 16 – Linhas de Movimento

Bem-vindos à nossa Dica do Professor! Hoje o assunto é a percepção visual de linhas, mas não as linhas desenhadas literalmente numa ilustração, vamos falar das linhas insinuadas num desenho. É normal que nosso cérebro faça conexões entre formas e linhas que enxergamos, é assim que “vemos” imagens em texturas de pedras, veios de madeiras, numa nuvem etc. O mesmo processo acontece quando reconhecemos uma certa harmonia de linhas em uma forma ou figura que nos dá a sensação de movimento, mesmo tratando-se de uma imagem estática, como na ilustração de hoje.

Sem Título Flavia Tonelli http://www.flickr.com/photos/flaviatonelli/sets/

Sem Título
Flavia Tonelli

A ilustradora e professora da Pandora Escola de Arte Flávia Tonelli, elaborou uma composição que usa muito bem o espaço e as linhas que insinuam movimentos para as figuras, observe o quadro:

2

Da mesma forma que a artista usou as linhas de movimento para realçar a leveza do vôo, num coletivo de figuras que planam e batem asas em harmonia, o contrário pode ser feito usando a mesma ferramenta. Linhas de movimento podem todo tipo de sensações numa composição, como na ilustração abaixo, de Fank Frazetta:

Frank Frazetta   Terror alado 1965

Frank Frazetta
Terror alado
1965

O movimento do corpo do guerreiro e das asas das criaturas ao seu redor cria também uma sensação de movimento, mas muito intensa e agressiva, numa espiral que nos dirige das bordas até o centro da imagem, até a espada empunhada pelo personagem. Enxergamos isto em especial pela linha das asas que sempre se encontram ou se aproximam e pelas cabeças das criaturas, voltadas para o meio da pintura.

E você? Já explorou essa representação de movimento nos seus desenhos? Já teve essa sensação ao observar alguma ilustração? Estejam atentos, as imagens tem muito a nos dizer!

Não deixem de conferir nossas dicas no facebook e no blog. Abraços e até a próxima semana!

Vitor Gorino.

 

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor, Noticias e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta