Dica do Professor 15 – Escala e Dramaticidade

Bem-vindos a mais uma Dica do Professor! A sensação de grande escala em uma imagem depende muito de trabalhar corretamente com proporções. Isto nem sempre significa respeitar as proporções entre figuras, mas sim conseguir o efeito desejado. Entender a relação entre o tamanho das formas é a receita para criar o efeito que se deseja. Observe a ilustração abaixo, de Jânio Garcia.

Profundezas Jânio Garcia 2013

Profundezas
Jânio Garcia
2013

A dramaticidade da cena é construída basicamente em três etapas: câmera escala e timing. Observe o quadro abaixo:

Arte_02

Esta ferramenta de composição, usando desproporções e grande escala, se popularizou na cultura de massa em grande parte pelo filme King Kong, em 1933. A cena final do filme é composta usando os princípios que a ilustração da dica hoje aplicou:

King  Kong  (filme) Merian C. Cooper & Ernest B. Schoedsack 1933

King Kong (filme)
Merian C. Cooper & Ernest B. Schoedsack
1933

Uma boa ilustração é composta em muitos aspectos, hoje vimos três deles. Há outros também, como: paleta de cores, espessura de linhas, ritmo etc. Cada um destes “aspectos” é uma ferramenta narrativa. Qual é mais importante para você? Conhecer o que você gosta numa ilustração faz parte de seu aprendizado e vai te ajudar a definir melhor um estilo de trabalho que te agrade. Então, veja filmes, fotografias, exposições, revistas… Amplie seu repertório e diminua seus preconceitos, você terá bons resultados, certamente!

E, não deixe de conferir nossas dicas no facebook e no blog.

 Abraços e até a próxima semana!

Vitor Gorino.

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor, Noticias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta