Dica do Professor 13 – Fan Poster

Bem-vindos à mais uma Dica do Professor! Atualmente encontramos inúmeros exemplos excelentes de Fan Posters (pôsteres feitos por fãs) pela internet. Filmes populares ganham versões reinventadas de seus pôsteres, em alguns casos, melhores que os pôsteres originais. Ilustradores, designes e artistas gráficos em geral tem aderido a esta tendência que costuma nos surpreender com artes muito legais e criativas, sobre um filme ou seriado conhecido.

Ultraseven Eduardo Ferigato  2014

Ultraseven
Eduardo Ferigato
2014

Este é um pôster do live-action do super-herói japonês Ultraseven, por Eduardo Ferigato. A composição de um pôster costuma envolver figuras e tipografia (textos). Há pôsteres com poucas e com muitas figuras, com cenário de fundo ou sem, as possibilidades são realmente infinitas. Vejamos como Ferigato compôs seu pôster:

Arte_02

Este estilo de composição que mescla cenas a outras figuras em diferentes escalas, são muito comuns até os dias de hoje especialmente no caso de filmes. Este estilo de composição deriva da tradição dos cartazes de circo do século XIX. Vejamos alguns exemplos:

Pôsteres de espetáculos circenses  1890 a 1904

Pôsteres de espetáculos circenses
1890 a 1904

Seguindo esta tradição gráfica, o ramo dos pôsteres de cinema foi um campo muito fértil para os ilustradores em especial até o fim dos anos 1980. Neste momento passa-se a substituir a composição desenhada pela composição fotográfica, que, por sua vez evolui para a fotografia digital composta nos dias de hoje. Um dos maiores nomes da ilustração de pôsteres de cinema é o do norte-americano Drew Struzan, responsável por alguns dos mais célebres pôsteres de grandes filmes de Hollywood.

Indiana Jones e o Templo da Perdição Drew Struzan 1984

Indiana Jones e o Templo da Perdição
Drew Struzan
1984

 No entanto, por razões de mercado, os serviços de ilustradores como ele tem sido pouco requisitados. Algo lamentável, pois estes eram profissionais aptos a produzir uma peça gráfica que não só venda bem o filme, mas capture a essência da estória e eternize-a em uma só imagem, na memória de uma legião de fãs. Assim, estes mesmos fãs tomaram para si esta responsabilidade. Então, sejam bem-vindos à era do Fan Poster!  Acompanhe nossas dicas semanalmente no facebook e na página oficial do blog. Abraço a todos, e até a próxima!

Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta