Dica do Professor 09 – Imagem e matéria

Bem-vindos a mais uma Dica do Professor comemorativo! Festejaremos nesta quinta feira (30/01) o Dia do Quadrinho Nacional! Em homenagem a esta data, o ilustrador Jânio Garcia representou o super-herói O Gralha, de Alessandro Dutra, Gian Danton e José Aguiar.

O Gralha Jânio Garcia 2014

O Gralha
Jânio Garcia
2014

Para manter uma boa leitura da imagem, composições monocromáticas como esta requerem cuidado especial, isto porque não há contraste de cores para ajudar a separar os elementos representados, que aqui são: lua, nuvens personagem e penhasco. Sendo assim, o ilustrador intercalou contrastes de claro e escuro para tornar visível o que era mais importante na imagem, observe:

Arte_2

Grande parte desta ilustração é composta por manchas, que vistas à distância correta, representam nuvens, céu, ou o penhasco. Mas se vistas de mais perto serão apenas manchas, marcas de tinta, respingos, pinceladas, texturas. De longe elas são a imagem, ou melhor, representação. De perto elas são tinta, papel, enfim, são matéria. Esta é uma condição de existência fundamental da pintura, que é muito discutida por artistas contemporâneos em seus trabalhos:

A íris Branca  Da série Imagens de papel Vik Muniz 2008

A íris Branca
Da série Imagens de papel
Vik Muniz
2008

Vejamos a obra da série “Imagens de papel” do artista brasileiro Vik Muniz. Da mesma forma, a obra, vista de longe, é uma representação (figura feminina + rosa), mas de perto vemos que ela é composta por recortes de textos e de outras imagens, sua matéria. Então, a discussão se aprofunda, pois a própria matéria desta obra também é representação: textos e imagens recortados. Veja em detalhe:

A íris Branca (detalhe) Da série Imagens de papel Vik Muniz 2008

A íris Branca (detalhe)
Da série Imagens de papel
Vik Muniz
2008

Tente você também explorar mais a matéria em suas representações! Seja ela qual for! Fique atento para eventos deste Dia do Quadrinho Nacional na Pandora Escola de Artes! E, como sempre, acompanhem nossas dicas semanalmente no Facebook e no blog. Abraço a todos, e até a próxima!

Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta