Dica do Professor 04 – Composição: Equilíbrio

Curso de férias no Dica do Professor! O canal de discussão de ilustração e desenho da Pandora Escola de Artes. Começaremos hoje, uma série em duas partes sobre composição, falando sobre pesos e equilíbrio na ilustração. Em uma ilustração, cada personagem, objeto ou elemento ocupa um espaço e tem, portanto, um peso dentro de uma composição. Estudar uma imagem e identificar esses pesos é um processo chamado popularmente de decupagem. O termo originado na indústria passou ao cinema e hoje é utilizado em muitas áreas, dentre elas o desenho e a ilustração:

“Velha mulher”   Thadeu Canaes  (Caio Yo – cores)  2013

“Velha mulher”
Thadeu Canaes
(Caio Yo – cores)
2013

Na imagem acima, o ilustrador e ex-professor da Pandora Escola de Artes, Thadeu Canaes, criou uma cena bastante harmoniosa, tanto no tema quanto na composição. Vamos ver como o conteúdo (tema) e a forma (composição) podem ser alinhados, construindo uma imagem que comunica sua mensagem com muito mais clareza para nós. Começamos identificando os elementos e seus respectivos pesos:

Arte 02

À esquerda, destacamos duas massas da composição para dar o exemplo. Uma mais pesada (em laranja) e outra mais leve (em azul). Na segunda imagem, à direita, observamos que todas as massas da composição estão destacadas em recortes escuros. Observamos também, que elas se distribuem lado a lado em relação a uma linha imaginária na composição, que chamamos de eixo de simetria.

Este eixo serve para compararmos as duas metades de uma forma, figura, composição, rosto etc. Aqui o eixo destaca a quantidade de massas escuras (elementos) que temos na metade esquerda e na metade direita da composição. Notamos que nesse caso, o ilustrador criou uma composição equilibrada que favorece o tema harmonioso da ilustração. Formalmente as massas ou pesos se compensam em ambos os lados da cena, como mostram os próximos esquemas:

Arte 03

Na próxima semana, continuaremos com a segunda parte sobre composição, vamos falar sobre os pesos e o desequilíbrio numa composição, que, como veremos, pode ser tão proveitoso para narrar com imagens quanto o equilíbrio. Não se esqueçam de acompanhar nosso blog e sigam-nos no Facebook para mais dicas. Abraço a todos, e até a próxima!

Vitor Gorino

...Shares
Esta entrada foi publicada em Dica do Professor e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Dica do Professor 04 – Composição: Equilíbrio

  1. Pingback: Dica do Professor- “Composição: Desequilíbrio” |

Deixe uma resposta